Barman e dona do restaurante vendo o tablet

De acordo com um relatório do Instituto Food Service Brasil (IFB), existiam cerca de 736 mil bares operando em todo o Brasil em 2022. Contudo, segundo as entidades de classes, esse número pode ser muito maior.

O fato é que existem muitas pessoas que querem empreender nesse ramo, e um dos pontos que gera mais dúvidas é sobre a escolha dos equipamentos para bar.

Eles são essenciais para atender os clientes, representando uma fatia importante do investimento financeiro inicial para que o negócio opere. Por isso, decidimos listar quais são esses instrumentos necessários, quais são opcionais e como você pode economizar nessa compra!

Quais são os equipamentos necessários para montar um bar?

A principal diferença entre o bar dos demais estabelecimentos, é a possibilidade de servir drinques.

Isso significa que todo equipamento relacionado às bebidas é essencial. Listamos alguns agora:

  • coqueteleira;
  • mobiliário para garrafas;
  • balcão;
  • freezer e geladeiras;
  • taças e copos específicos para drinques;
  • talheres;
  • descascador;
  • espremedor de frutas;
  • liquidificador;
  • processador;
  • expositor de bebidas.

Com esses equipamentos, você terá estrutura para criar drinques e servir bebidas na temperatura certa.

💡 Ah! Se você cogita produzir sua própria cerveja, por exemplo, conheça os equipamentos indispensáveis para produzir sua cerveja artesanal.

O que é preciso para ter um bar de sucesso?

iStock.com/mixetto

Para ter um bar de sucesso, você precisa ter desenvolvido um plano de negócios adequado, além de ter estratégias de marketing que demonstre como suas vendas ocorrerão, o quão será o ticket médio almejado, etc.

Acredite: o planejamento é mais importante do que quaisquer utensílios.

Como montar um bar atraente?

Para montar um estabelecimento atraente, você precisa conhecer os hábitos de consumo do seu público-alvo, além de ter definido a personalidade da sua marca. Seguindo com essas informações, você tem tudo para acertar na decoração.

Se você se pergunta “Como montar um barzinho simples?”, a dica é: foque na funcionalidade!

Não é um problema que o mobiliário e que os utensílios sejam mais singelos, desde que eles sejam funcionais. Com o tempo, você pode ir trocando esses itens por peças mais refinadas.

Quanto se gasta para abrir um bar?

Existem muitas variáveis para responder essa pergunta, como a localização do estabelecimento, o perfil de consumo do público-alvo e a origem da lista de utensílios para bar (se são peças novas ou de segunda mão).

Sendo assim, a forma mais segura de você responder a essa pergunta é pesquisando os preços dos itens citados anteriormente na sua cidade.

O que tem na cozinha de um bar?

Entre os equipamentos para montar um bar, além dos eletrodomésticos já citados neste artigo, não podem faltar um fogão eficiente, botijão de gás adequado para a empresa, uma pia espaçosa, armários e prateleiras, além de itens básicos como copos, talheres e colheres bailarinas.

Quais são os melhores petiscos para bar?

Os petiscos devem ser escolhidos com base no menu de bebidas, pois eles não devem tirar o protagonismo dos drinques.

Tábua de frios, amendoins, salgadinhos e opções fritas são as mais populares.

Lista de equipamentos para bar

A lista de utensílios pode parecer muito com outras já publicadas aqui no blog, como a de equipamentos para restaurantes.

Além do já citado, recomendam-se televisores para os clientes, impressora para os pedidos, computadores para os caixas e smartphones para os garçons anotarem os pedidos nos sistemas usados.

Agora se você quer saber como montar um bar economizando? É fácil! Você pode optar por aparelhos usados, desde que estejam em bom estado e não prejudiquem a qualidade do serviço.

Se você sonha em abrir seu próprio negócio, a Copa Energia quer te ajudar, fornecendo sempre os melhores botijões para a sua cozinha!

Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:

  • Reabastecimento automático de sua central de GLP
  • Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
  • Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
  • Operação em 24 estados e no Distrito Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *