Restaurante pequeno e aconchegante

Índice:

Ao que tudo indica, o brasileiro está cada vez mais disposto a ter o próprio negócio. De acordo com dados do Sebrae (2022), empreender já é o terceiro objetivo financeiro dos brasileiros. Por isso, muitas pessoas estão se perguntando: “Como montar um restaurante?”.

Contudo, abrir uma empresa requer muito mais do que boa vontade. É preciso planejamento. Uma reportagem do portal Terra mostrou que 80% das empresas analisadas não tinham um planejamento adequado.

Para ajudá-lo a não cometer esses erros, decidimos publicar este material, ensinando a como abrir um restaurante. Vamos lá?

Como montar um restaurante: passo a passo

O primeiro passo para montar um restaurante do zero é criar o seu plano de negócios, que nada mais é do que um estudo sobre a viabilidade econômica da sua ideia de restaurante para que você saiba como abrir seu restaurante. Esse estudo deve conter tópicos obrigatórios, como veremos agora.

Passo 1: defina seu negócio

De acordo com seu objetivo e capital, defina que tipo de restaurante você quer montar: simples e aconchegante, sofisticado, estilo barzinho…

Qual culinária será o foco principal? Brasileira? Italiana? Vegana? Fast-food?

Passo 2: análise de concorrência

Uma análise dos seus concorrentes diretos. Quanto eles cobram? Eles têm qualidade? Onde eles estão errando? Que mercados eles não atendem? Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas.

Passo 3: Plano de marketing 

O plano de marketing mostrará como você pretende vender a sua comida. Será por aplicativo? Pelas redes sociais? Quanto você terá que cobrar por prato para ter lucro? Como divulgará a sua marca?

Lembre-se de criar um plano de marketing realista! Você pode recorrer a aplicativos de delivery, como abrir um restaurante no Ifood. 

Passo 4: Plano de investimento

Montar um restaurante é um investimento, portanto você deverá explicar quem está investindo. Por exemplo: “O investimento inicial virá da minha rescisão contratual, no valor de R$ 50 mil. O restante virá de aporte de cada sócio: R$ 20 mil”.

O plano de negócios ainda precisa explicar o que será custeado com esses valores, por exemplo:

  • salário de funcionários;
  • compra de eletrodomésticos;
  • aluguel comercial.

Além disso, precisa estar claro quanto cada investidor receberá e quando esses pagamentos ocorrerão.

Com um bom plano de negócios, o seu restaurante ganha credibilidade e pode até conseguir boas linhas de crédito junto aos bancos.

Escolhendo os equipamentos

Para funcionar, um restaurante precisa de uma série de equipamentos. Por exemplo: quais os equipamentos para lanchonete que um empreendedor deve comprar?

Depende do que ele vai oferecer. Por isso, tome cuidado com cardápios muito complexos, que vão dificultar a vida da cozinha.

Montar um restaurante pede agilidade, é preciso ter equipamentos profissionais, pois os domésticos não darão conta da demanda do trabalho. Uma dica para economizar nessa compra é adquirir equipamentos para cozinha industrial usados, desde que estejam com bom funcionamento.

Dica: equipamentos a gás são mais econômicos

Para evitar prejuízos, é importante usar eletrodomésticos com a classificação A da Aneel, pois são os que consomem menos eletricidade. 

Contudo, o grande aliado das cozinhas é o gás para comércio. Muita gente fica em dúvida entre o forno elétrico ou a gás, mas a melhor opção sempre é o gás.

Usar churrasqueira a gás, chapas e fornos industriais a gás é muito mais seguro e econômico do que usar as opções elétricas. Além disso, o seu restaurante não ficará impedido de trabalhar caso falte luz na sua região.

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil empreender nesse setor tão importante que é o alimentício. Como montar um restaurante exige planejamento e disciplina, não deixe de seguir essas dicas, ok?

Na Copa Energia existem opções de botijões acima de 45kg e até mesmo um sistema de instalação e abastecimento de GLP para restaurantes e outros comércios.

Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:

  • Reabastecimento automático de sua central de GLP
  • Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
  • Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
  • Operação em 24 estados e no Distrito Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *