Dados apontam sucesso na substituição da gasolina em 2023

A redução das emissões de gás de efeito estufa (GEE) é peça-chave no combate às mudanças climáticas. Na Copa Energia, o aumento progressivo do consumo de etanol em detrimento de gasolina nos veículos de frota leve, nos ajudou a avançar na jornada pela descarbonização da Companhia. Entre os meses de abril e dezembro de 2023, a medida representou uma redução mensal de mais de 10% nas emissões de carbono na atmosfera, totalizando 1.092 toneladas a menos.

A comparação foi realizada com os dados divulgados no escopo I do Inventário Anual de Emissões de 2022, pelo Programa Brasileiro do GHG Protocol, reforçando os compromissos da empresa no combate ao aquecimento global. Ao longo dos últimos anos, a empresa realizou um processo de avaliação e investigação setorial abrangente, com o intuito de reforçar as boas práticas em ESG e seu comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nossa atuação está focada em desenvolver metas sólidas relacionadas aos nossos compromissos com a sustentabilidade. Queremos contribuir para o fortalecimento de uma cultura empresarial que assegure a perenidade dos negócios e contribua com o desenvolvimento sustentável”, comenta Adriana Rosa, Gerente de Sustentabilidade da Copa Energia.

Em 2022, a Companhia realizou investimentos para garantir a distribuição de GLP, por meio da reposição de botijões, levando em consideração a necessidade operacional de repor os recipientes encaminhados para o sucateamento no processo de requalificação e conserto.

A reposição de sucata fechou o ano em R$ 24,6 milhões, diante da demanda de mercado de R$ 34,5 milhões – foram requalificados 3.575.842 botijões P-13 para evitar acidentes, além de readequação de vasilhames P-125 e P-190 para atendimento de normas e padrões estabelecidos pela ABNT.

Atualmente, as áreas de Engenharia e de Custos realizam um trabalho conjunto para reduzir o consumo de materiais nas operações. A Companhia busca otimizar o uso de insumos e a quantidade de tinta utilizada na pintura de botijões. “Nos processos operacionais de envase, utilizamos a água para lavagem externa dos recipientes, o que possibilita o menor consumo de tinta e menor geração de resíduos e emissões atmosféricas, explica Adriana.

Sobre a Copa Energia:

A Copa Energia é a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. É detentora das tradicionais marcas Copagaz e Liquigás que, juntas, atendem 10,5 milhões de residências por mês. A Copa Energia, que nasceu com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável, é líder no mercado brasileiro, com 24,6% de market share, mais de 4,4 mil revendas e operações em 24 estados e no Distrito Federal. Conta com mais de quatro mil colaboradores.

Assessoria de imprensa da Copa Energia

GBR Comunicação

Hélio Filho – (11) 98554-7484 | helio.filho@gbr.com.br

Raquel Cruz – (11) 99883-0091 | raquel.cruz@gbr.com.brMauro Teixeira – (11) 98354-2350 | mauro.teixeira@gbr.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *