Capaz de suprir o consumo equivalente a mil residências, projeto torna unidade ainda mais sustentável, com geração de energia consumida pela captação solar

Com o objetivo de contribuir para a construção de uma matriz energética mais limpa e sustentável, a Copa Energia, maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), inaugura a primeira usina fotovoltaica para abastecer sua unidade de Mataripe, na Bahia.

Em uma área de 10.000m², a usina tem potência capaz de suprir o consumo equivalente a mil residências, gerando até 1.400 MWh por ano em condições climáticas normais. Este abastecimento garantirá a autossuficiência energética da unidade, que passa a ser totalmente sustentável com geração local da energia consumida pela captação solar.

“Esta usina contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que proporcionará uma economia de custos para a empresa. Temos uma equipe local que trabalhará em conjunto com os desenvolvedores das placas para garantir o monitoramento e a manutenção da usina de acordo com os mais altos padrões de segurança e excelência”, afirma Adriano Lisboa dos Santos, Gerente Executivo de Compras da Copa Energia.

Na ocasião, a Copa Energia recebeu o “Selo ENERGIA RENOVÁVEL”, emitido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), em parceria com a A3, empresa especializada em estratégia de investimento energético, construção de usinas e comercialização. “Estamos super felizes com este reconhecimento, que reforça nosso compromisso com o meio ambiente e mostra que estamos no caminho certo”, comemora Adriano.

Como parte de sua rota em direção a um mundo mais sustentável, a Companhia está comprometida com o desenvolvimento de outras formas de energia renovável. “O impacto da criação desta primeira usina se estende desde a ampliação da capacidade de absorção de novas empresas consumidoras de energia até a criação de novos empregos no mercado de energia sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, pontua Caio Turqueto, Presidente da Copa Energia.

O projeto foi aprovado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e passou por um rigoroso processo de comissionamento e certificação para garantir sua funcionalidade e segurança, conforme a exigência normativa da concessionária e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além de integrar o sistema de energia da Copa.

A Copa Energia pretende inaugurar ainda mais usinas fotovoltaicas entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. “A primeira onda de investimento em usinas fotovoltaicas tem a potência total de 3.8 MWp e suprem necessidades de consumo nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, já em construção.

“O papel da Copa Energia na transição energética é liderar as mudanças da matriz energética, do Brasil para o mundo, a partir de soluções sustentáveis, confiáveis e que tragam resultados sólidos. Para isso, buscamos desenvolver cada vez mais soluções em energia limpa, contribuindo para uma economia de baixo carbono”, finaliza Turqueto.

Sobre a Copa Energia:

A Copa Energia é a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. É detentora das tradicionais marcas Copagaz e Liquigás que, juntas, atendem 10,5 milhões de residências por mês. A Copa Energia, que nasceu com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável, é líder no mercado brasileiro, com 24,6% de market share, mais de 4,4 mil revendas e operações em 24 estados e no Distrito Federal. Conta com mais de quatro mil colaboradores.

Assessoria de imprensa da Copa Energia

GBR Comunicação

Hélio Filho – (11) 98554-7484 | helio.filho@gbr.com.br

Raquel Cruz – (11) 99883-0091 | raquel.cruz@gbr.com.br

Mauro Teixeira – (11) 98354-2350 | mauro.teixeira@gbr.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *