Uso intenso do forno e do fogão nas festas deve ser acompanhado de cuidados e uso consciente

As ceias das festas de fim de ano exigem atenção e cuidados com o forno e o fogão – que costumam ficar ligados o dia inteiro no preparo dos alimentos. Para um Natal e um Ano Novo sem contratempos, a Copa Energia, líder latino-americana em GLP, detentora das marcas Liquigás e Copagaz, traz um guia de segurança, economia e bom uso para que tudo seja feito corretamente e sem desperdiçar gás.

Você sabe quando tem gás?

Como há indicações claras da quantidade de gás restante dentro do botijão, o ideal é ficar atento a alguns sinais para saber quando o gás está acabando e qual o momento de fazer a troca.

– Verifique o peso do botijão. Como o gás está na forma líquida, você pode balançar o botijão para verificar se ainda tem líquido.

– Repare na chama do fogão. Ao final do botijão, a intensidade do fogo diminui, como se você estivesse abaixando a chama e vai diminuindo sua intensidade, até que o fogo apague.

– Anote a data da última troca. Assim, no longo prazo, é possível entender quanto tempo dura o botijão na sua casa.

– O gás acabou. E agora? O primeiro cuidado é não tentar forçar a saída do gás, pois virar ou deitar o vasilhame, pois pode danificar o regulador, que é fabricado para operação com fase vapor do gás.  

8 dicas para a economia de gás de cozinha

  1. Evite abrir o forno durante o cozimento, porque ele demora mais para voltar à temperatura ideal e, assim, consome mais gás. Podendo também apagar a chama caso ela esteja no mínimo.
  2. Use a panela de pressão quando possível, já que ela cozinha os alimentos em menos tempo.
  3. Evite a passagem de vento, pois ela diminui a potência das chamas do fogão, exigindo mais tempo para que a panela atinja a temperatura ideal, além da possibilidade de apagar a chama e continuar vazando o gás.
  4. Conheça o seu fogão. Um fogão velho pode ter bicos entupidos e dificuldade de acender as chamas, propiciando o escape de gás. Realize limpeza, manutenção e regulagem do fogão periodicamente com empresa autorizada.
  5. Cozimento a vapor gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar uma quantidade muito maior de alimentos. Quando possível, priorize essa modalidade de cocção.
  6. Tampe as panelas para aproveitar mais a chama, cozinhando mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar. Já em panelas abertas acontece justamente o contrário.
  7. Corte os alimentos em pedaços menores. Quanto menor o corte do alimento, menos tempo ele levará para ser cozido.
  8. Não pendure panos no fogão, pois enquanto ele está molhado, fica mais pesado, mas quando seca fica leve, podendo voar e cair no queimador.

Como saber se o botijão de gás está vazando?

O gás de cozinha tem um cheiro bastante específico, que costuma ser o primeiro sinal de alerta para quem suspeita de um vazamento. Em alguns casos, o gás vazando também pode fazer um barulho alto. No caso de um possível vazamento de gás de cozinha, existe um teste clássico que pode te auxiliar. Popularmente chamado de teste da espuma, ele pode ser feito seguindo o passo a passo abaixo:

– Pegue uma esponja úmida e coloque detergente nela. Aperte até que faça espuma.

– Com o regulador de pressão conectado na válvula do botijão, abra o regulador de pressão, encoste a esponja com espuma na região da conexão da válvula de gás do botijão com o regulador de pressão, depois repita a verificação na conexão do regulador de pressão com a mangueira e da mangueira com o fogão.

– Observe se estão aparecendo bolhas ou se a espuma segue sem alterações. Caso você note bolhas, está ocorrendo um vazamento.

Checklist do que fazer quando identificar um vazamento de gás:

  • Desligue o registro do regulador de pressão imediatamente.
  • Retire o regulador de pressa do botijão do fogão.
  • Saia do ambiente, caso não consiga fechar o vazamento.
  • Abra as janelas e portas para que o ambiente ventile.
  • Caso o vazamento não esteja logo na conexão entre o botijão e o registro, vale a pena fechá-lo.
  • Não acenda a luz ou use eletrodomésticos até que o problema esteja corrigido, visto que esses itens podem criar faíscas e ocasionar problemas mais graves.
  • Não acenda fósforos ou isqueiros em hipótese alguma.
  • Saia do ambiente e considere chamar um especialista no assunto, como a equipe da Copa Energia, que pode ser acionada pelo telefone: 0800 707 2672 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *