Investir na instalação de um sistema de gás para restaurante é um passo geralmente tomado por empresários do ramo por dois motivos principais. O primeiro é que essa adesão traz muito mais praticidade e agilidade à operação, o que aumenta a lucratividade. A segunda é que, ao trabalhar com uma central de gás, torna-se possível economizar com eletricidade. E mais: fica mais conveniente adquirir fornos industriais a gás e outros aparelhos econômicos, que costumam ser compatíveis com essa fonte energética.
Além desses pontos tão importantes, instalar um sistema de gás para restaurante também traz mais segurança para o dia a dia. E o melhor de tudo: a obra é simples, rápida e não interfere no funcionamento do estabelecimento ou na circulação de clientes. Quer saber mais? Então, acompanhe abaixo o passo a passo desse processo quando feito com a nossa equipe especializada.
Passo a passo: instalação de gás GLP
1º passo: visita técnica
Para dar início à instalação de gás industrial para cozinha de restaurante, é necessário entrar em contato com uma empresa especializada de sua confiança, como a Copa Energia, para agendar a visita técnica.
Na data combinada, uma equipe irá até o seu estabelecimento para avaliar a planta do local, com o objetivo de localizar os pontos de consumo, o espaço físico mais adequado para a instalação da central de GLP e as necessidades de consumo do estabelecimento.
Será com base nessa visita técnica que o projeto de instalação será elaborado, já prevendo as adaptações necessárias e a demanda local. Aqui, na Copa Energia, fazemos tudo seguindo rigorosamente as normas para instalação de gás em cozinha industrial. Entre elas, a ABNT NBR 13.523, para a central de GLP, e a NBR 15.358, para as tubulações.
2º passo: entrega de materiais
Conforme o projeto ficar pronto e for aprovado por você, o próximo passo será combinar com a empresa responsável pela instalação do sistema de gás para restaurante quando as obras serão iniciadas. Assim, todo o material para instalação de gás GLP será entregue no dia e horário adequados.
Em meio a tudo que será entregue, haverá: cilindros de gás, tubos e conexões, um coletor com quadro de regulagem de pressão, válvulas de abertura e fechamento rápido, flexíveis e material de interligação para os pontos de consumo. Além disso, você também receberá a estrutura pré-moldada do abrigo da central de GLP.
3º passo: montagem do sistema de gás
Depois da entrega dos materiais, a equipe especializada da Copa Energia segue para o estabelecimento para realizar a montagem da central de GLP e as instalações dos equipamentos.
Após finalizar todo o trâmite da instalação do sistema, nossa equipe também realiza as ligações necessárias até os equipamentos de consumo, como fogões, fornos, fritadeiras, chapas, grelhas, churrasqueiras, entre outros equipamentos para restaurantes.
4º passo: teste de estanqueidade
Após a ligação dos equipamentos, um teste de estanqueidade é realizado para nos certificarmos de que tudo está funcionando perfeitamente.
À primeira vista, pode soar como algo complicado, mas, na verdade, é muito simples e sem riscos. Esse teste consiste, basicamente, na inserção de ar comprimido na tubulação, para garantir que não há fuga de gás. Uma vez que o teste é feito e não detectamos nenhum vazamento, comprovamos a segurança da central de GLP e sua perfeita condição para uso.
5º passo: finalização da instalação e emissão de laudos
Após a testagem do sistema de gás para restaurante recém-instalado, nossa equipe especializada libera o GLP e faz o teste final de todos os equipamentos conectados.
Com tudo certo, o engenheiro emite a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), os laudos técnicos, o projeto básico da central de GLP ou a Planta de Situação, que podem ser apresentados aos órgãos reguladores e ao Corpo de Bombeiros quando houver essa necessidade, como em momentos de fiscalização.
Mais segurança na instalação do seu sistema de gás para restaurante
Para dar ainda mais proteção e conforto para todas as pessoas que frequentam o seu estabelecimento, todos com acesso à central de gás GLP serão informados sobre o que fazer quando o gás não estiver sendo utilizado ou quando houver qualquer suspeita de vazamento.
Além disso, a equipe Copa Energia orienta sobre a assistência técnica corretiva e a assistência preventiva anual pré-programada. Ou seja, fazer a instalação de um sistema de gás para restaurante conosco vem com muito mais segurança para o seu negócio.
Instalar um sistema de gás para comércio com a Copa Energia é muito simples, não é mesmo?
Agora que você sabe como a Copa Energia pode te auxiliar na instalação do seu sistema de gás para restaurante, que tal conferir outras serviços que preparamos especialmente para você? Por aqui, você encontra informações sobre GLP para agronegócios, gás para aerossóis, gás para condomínio, entre outros.
Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:
- Reabastecimento automático de sua central de GLP
- Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
- Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
- Operação em 24 estados e no Distrito Federal