Cozinheiros agitados trabalhando em uma cozinha industrial

Índice:

Trabalhar em um restaurante exige agilidade. Por isso, a equipe não pode ficar refém de equipamentos para cozinha industrial que sejam ruins e mais atrapalham do que ajudam.

Acontece que esses itens podem representar um alto custo no orçamento da empresa. Por isso é importante comprar apenas os essenciais e, claro, mais econômicos. Sendo assim, resolvemos explicar a função dos principais equipamentos para cozinhas industriais disponíveis no mercado.

Lista de equipamentos para montar uma cozinha industrial

Uma cozinha industrial é aquela usada para fins comerciais. Independentemente do segmento da empresa, seja um restaurante, uma cozinha fantasma, uma padaria ou uma lanchonete, alguns equipamentos são comuns. Vamos à lista:

Fogão industrial

Esse tipo de fogão deve ter no mínimo seis bocas, isso garante a sua utilidade na cozinha industrial. Prefira optar por fogões a gás na cozinha industrial, pois além de ter um melhor custo-benefício, também garante maior agilidade.

Ah! Ele deve ser fácil de limpar, para que a equipe de cozinha não perca muito tempo nessa atividade

Coifa

Fundamental para dissipar o cheiro e a fumaça, inclusive aquela fumaça mais gordurosa durante a fritura.

Chapa para grelhar

Importante para garantir versatilidade nos pratos. É interessante que ela seja a gás, pois isso a torna mais econômica.

Bancada de aço inox

Importante para a cozinha conseguir trabalhar no preparo e empratamento das refeições. Além disso, os modelos de aço inox são mais fáceis de limpar.

Freezer e geladeiras

Entre os equipamentos para cozinha industrial, lembre-se de que o freezer e a geladeira não podem ser de uso doméstico. Caso contrário, há risco de eles não atenderem à demanda do estabelecimento, contribuindo para a perda de ingredientes.

Processadores e outros eletrodomésticos

Para garantir a agilidade, os utensílios para cozinha industrial devem ser potentes. Escolha processadores, espremedores, batedeiras e liquidificadores que consigam trabalhar com grandes quantidades de alimentos.

Aliás, as batedeiras industriais estão no topo da lista dos equipamentos para confeitaria que precisam ser adquiridos.

Pia com duas cubas de 50cm

Para evitar o acúmulo de louça e facilitar a limpeza dos alimentos, escolha pias espaçosas, com duas cubas.

Ainda que você tenha uma máquina de lavar louça, mantenha pias grandes na sua cozinha industrial.

Churrasqueira a gás

A churrasqueira a gás é muito mais eficiente do que o modelo a carvão, além de não emitir fumaça.

Utensílios indispensáveis para cozinha industrial

Antes de adquirir os utensílios aqui citados, você deve se certificar de que eles são próprios para uso industrial.

Panelas e frigideiras

Não existe cozinha sem panela, não é mesmo? Para iniciar uma cozinha industrial, você precisa de uma quantidade variada de panelas e frigideiras, a fim de suportar a demanda que seu estabelecimento recebe no dia a dia, sem estragar. Opte pelo investimento nos modelos de Inox, porque eles costumam ser mais duráveis. 

Utensílios de Silicone

Colher, escumadeira, pegador, concha, fouet e espátula são apenas alguns utensílios de silicone que geralmente são vendidos em formato de Kit de utensílios para cozinha. No caso de uma cozinha industrial, onde geralmente mais de uma pessoa está cozinhando simultaneamente, o ideal é sempre ter mais de 1 kit desse para auxiliar no preparo dos alimentos. 

Facas e Tesouras

Quando o assunto é cozinhar, facas e tesouras precisam fazer parte da lista de compras para cozinha industrial. Lembre-se que elas devem ser utilizadas apenas para cortar alimentos, bem lavadas e armazenadas corretamente, para evitar contaminação. 

Balança e medidores

Tanto a balança quanto os copos medidores irão lhe ajudar na precisão para preparação de receitas. Para garantir que nada desande ou não dê ponto, estes utensílios devem fazer parte do seu dia a dia na cozinha industrial. 

Por que dar prioridade aos equipamentos industriais a gás para cozinha?

Não importa se estamos falando de equipamento para padaria ou equipamentos para pizzaria, se existir a opção de usar equipamentos para cozinha industrial movidos a gás, escolha sempre essa alternativa, pois são mais econômicos e eficientes ‒ e isso fará a diferença no dia a dia de uma empresa que utiliza muito esses utensílios.

Além disso, o alto consumo de eletricidade pode ser um risco para o empreendimento, quando a fiação não está em ordem ou não foi criada para lidar com o alto consumo.

A sua empresa não pode ficar refém da eletricidade para operar, caso contrário, o seu negócio é obrigado a ficar parado em caso de falta de energia elétrica.

Por fim, o consumo de gás dá ao empreendedor mais possibilidades de entender e até prever o custo que terá com esse tipo de energia. Por isso, os equipamentos para cozinha industrial a gás são sempre as melhores escolhas.

Veja nosso artigo sobre como montar uma cozinha industrial do zero e conte com a Copa Energia para o abastecimento de GLP!

QUERO SER CLIENTE EMPRESARIAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *