Funcionário usando uma empilhadeira a gás

Os diferentes modelos de empilhadeira a gás disponíveis no mercado são, no geral, bastante eficientes. Por serem movidas a gás GLP, uma fonte energética com alto potencial calorífico, elas conseguem atingir uma melhor performance gastando um menor volume de combustível.

Confira abaixo mais detalhes sobre o funcionamento de uma empilhadeira a gás, quais são as suas vantagens, a manutenção que demanda e muito mais

Empilhadeira a gás: como funciona?

Empilhadeiras a gás operam com o auxílio de um cilindro de GLP industrial. A instalação desses cilindros é bastante intuitiva e pode ser feita em poucos minutos.

Sua operação pode ser feita por um único operador, o qual deve ser treinado para operá-la corretamente e prevenir acidentes, visto que há algumas particularidades no seu manuseio que a tornam diferente de outros veículos.

Quais as principais vantagens da empilhadeira a gás?

As principais vantagens da empilhadeira a gás são:

  1. atingem maiores velocidades que as empilhadeiras a diesel;
  2. pode ser rapidamente abastecida;
  3. dependendo do modelo escolhido, podem atingir até 21 km/h;
  4. preço mais baixo que empilhadeiras elétricas;
  5. existem modelos de empilhadeira a gás mais robustos que modelos elétricos;
  6. maior capacidade de elevação de carga quando comparada com modelos a diesel;
  7. tem uma performance satisfatória em terrenos não planos;
  8. são resistentes a condições adversas, como frio e umidade.

 

Quanto consome uma empilhadeira a gás?

O volume de gás industrial consumido por uma empilhadeira costuma variar entre 2kg e 4kg por hora. A variação ocorre conforme o tamanho da empilhadeira e a eficiência do motor que ela tem.

Quais soluções para empilhadeiras a Copa Energia oferece? 

A Copa Energia apresenta uma inovação revolucionária no reabastecimento de empilhadeiras por cilindros de GLP: o Gas Station. O novo sistema consiste em recursos modernizados, introduzindo uma eficiência inigualável para otimizar a produtividade e promover a sustentabilidade, bem como a redução de custos operacionais.

Com a implementação do engate rápido, o sistema proporciona economia de até 30% no tempo, permitindo que as empilhadeiras retornem rapidamente às suas operações, aumentando a produtividade geral. Trata-se de uma solução notável para quem busca práticas mais sustentáveis. 

A eliminação da troca de cilindros não só reduz o tempo de inatividade, mas também economiza espaço de armazenamento, proporcionando uma gestão mais eficiente do espaço disponível.

Fast Gas Station: o sistema de reabastecimento exclusivo da Copa Energia 

A Copa Energia apresenta com exclusividade o Fast Gas Station, uma modernização pioneira no reabastecimento de gás direto em empilhadeiras via cilindros GLP

Este sistema inovador é projetado para impulsionar a produtividade, garantir sustentabilidade e reduzir custos operacionais.

Assim como o Gas Station, ele revoluciona o processo de reabastecimento, proporcionando uma redução de tempo para ocorrer a troca do combustível. Essa eficiência aumenta a produtividade e minimiza o tempo de inatividade das máquinas, contribuindo para operações mais ágeis e eficientes.

Além disso, o Fast Gas Station destina-se a empresas que buscam uma solução inovadora para suas operações logísticas, como armazéns, centros de distribuição e setores industriais, mas acompanhe os tópicos a seguir para entender melhor sobre essa alternativa.

Fast Gas Station: conheça os benefícios! 

Existem muitos benefícios ligados ao Fast Gas Station, conheça detalhadamente cada um!

Eficiência com engate rápido

O Fast Gas Station, desenvolvido com exclusividade pela Copa Energia, introduz um engate rápido inovador no sistema de reabastecimento de empilhadeiras. Essa funcionalidade proporciona uma eficiência notável, resultando em um aumento expressivo na produção da área de operação.

Sustentabilidade em foco

Ao adotar o Fast Gas Station, as empresas não apenas ganham em eficiência, mas também contribuem para práticas sustentáveis. O engate rápido reduz significativamente o tempo de máquina parada, minimizando o impacto ambiental e promovendo operações mais ecológicas.

Redução expressiva de custos

Além dos benefícios em termos de produtividade e sustentabilidade, o Fast Gas Station oferece uma redução de 30% no tempo do processo de reabastecimento. Essa eficiência diminui o tempo e se traduz em uma significativa contenção nos custos de operação.

Leveza para maior manobrabilidade

Comparado ao sistema antigo à base de rosca, o Fast Gas Station é notavelmente mais leve, com uma redução de peso de 70%. Essa característica facilita a instalação e o manuseio e contribui para uma logística mais eficiente e econômica.

Manutenção de empilhadeira a gás

É recomendado checar as empilhadeiras do seu negócio diariamente para garantir um bom funcionamento. A checagem deve abranger todos os fluidos usados nela, como o óleo de transmissão e o líquido refrigerante do motor. Além disso, outros itens importantes a serem verificados são o filtro e o redutor, pois estes sofrem desgastes conforme são utilizados e precisam ser substituídos periodicamente.

Cuidados com a empilhadeira GLP

  • Alguns cuidados com a empilhadeira são:
    • tanto a checagem diária, quanto a operação da empilhadeira, devem ser feitas por um operador capacitado que esteja utilizando os EPIs necessários;
    • não ultrapasse o limite de carga da empilhadeira a gás;
    • ao operá-la em ambientes fechados, é necessário utilizar um oxicatalisador ou outros dispositivos neutralizadores similares;
    • não deixe a empilhadeira ligada sem que haja um operador em cima dela;
    • tenha certeza de que o cilindro de GLP foi corretamente posicionado antes de começar a usá-la;
    • não utilize fontes de calor, como maçaricos e isqueiros, próximas à empilhadeira a gás.

    Tomar esses cuidados básicos com a sua empilhadeira diminuirá a necessidade de manutenção e reposição de peças, além de evitar acidentes.

Preço médio da empilhadeira a gás 

O preço médio de uma empilhadeira de combustão movida a gás é de R$ 100 mil. É possível encontrar modelos mais baratos ou mais caros conforme o tamanho e a capacidade que possuem. 

Para orçamentos precisos, é necessário contatar uma fornecedora de empilhadeiras que seja de sua confiança.

Agora que você já sabe tudo sobre as empilhadeiras a gás, que tal contratar as soluções da Copa Energia para otimizar o fluxo logístico do seu negócio? Não perca tempo, acesse o nosso site e fale conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *