uma lavanderia funcionando e sendo vista do alto

Índice

  1. Faça uma pesquisa de mercado
  2. Tenha um plano de negócios
  3. Defina o tipo da sua lavanderia
  4. Lavanderia industrial
  5. Lavanderia comercial
  6. Confira as documentações e as exigências legais
  7. Defina o público-alvo e a localização
  8. Escolha os seus fornecedores
  9. Liste os produtos necessários
  10. Tenha funcionários competentes
  11. Saiba os custos fixos do seu negócio
  12. Tenha presença on-line

Você já pensou em como montar uma lavanderia? Esse segmento está crescendo no Brasil e atrai os olhares de investidores nacionais. De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia, a expectativa é que a porcentagem de pessoas que utilizam o serviço no Brasil salte de 3% para 10% até 2030. Ou seja, a tendência é que a demanda seja cada vez maior.

Mas, para abrir o seu próprio negócio, principalmente do setor de serviços, é preciso pensar em vários pontos — desde exigências legais até quais produtos as lavanderias usam, a fim de prever gastos.

Pensando nisso, preparamos um artigo com 10 passos essenciais para abrir a própria lavandeira. Veja!

Passo a passo de como montar uma lavanderia

Se você tem vontade de abrir uma lavanderia, os passos que te apresentaremos a seguir vão te ajudar nessa missão. Confira!

Faça uma pesquisa de mercado

A primeira coisa que você deve fazer é uma boa análise do mercado da região. Conheça as lavanderias da área, entenda quais são os serviços oferecidos e como elas se posicionam no offline e nas redes sociais. A princípio, é uma busca que você pode fazer, tranquilamente, analisando cada negócio.

Também é possível rodar uma pesquisa entre o público-alvo para entender a principal demanda do consumidor. É algo um pouco mais trabalhoso, mas que aumenta as chances de resultados concretos.

Tenha um plano de negócios

Com os dados coletados na pesquisa de mercado, o plano de negócios poderá ser montado com maior precisão. Neste caso, você deve definir alguns aspectos essenciais da sua empreitada, como:

  • orçamento;
  • público-alvo;
  • serviços ofertados;
  • diferencial da sua lavanderia;
  • todos os possíveis gastos — fixos e pontuais.

Defina o tipo da sua lavanderia

Uma das primeiras decisões que você deve tomar é o tipo de lavanderia que deseja montar. Para isso, é preciso entender como funciona uma lavanderia industrial e comercial.

Lavanderia industrial

Uma lavanderia industrial funciona como uma espécie de lavanderia para empresas, focado na higienização e na esterilização dos tecidos. O objetivo é trabalhar com um grande volume de peças, sendo um estilo muito usado por hotéis, hospitais e outros setores.

Lavanderia comercial

A lavanderia comercial tem foco no consumidor direto, atendendo a clientes específicos. Costumam estar localizadas em regiões movimentadas e oferecem uma gama de serviços — como lavagem de tecidos sensíveis, secagem e remoção de manchas.

Confira as documentações e as exigências legais

Para que a lavanderia funcione na legalidade, sem demais problemas, é importante se atentar a toda burocracia necessária para abrir o seu negócio. Entre as exigências legais, estão:

  • solicitação do CNPJ;
  • registro na Junta Comercial;
  • cadastro na Receita Federal;
  • alvará de funcionamento da Prefeitura e alvará sanitário;
  • licença no Corpo de Bombeiros local.

Algumas pendências podem mudar de cidade para cidade, portanto, é essencial se informar sobre o funcionamento na região em que planeja montar a lavanderia.

Defina o público-alvo e a localização

Por muitos anos, as lavanderias eram focadas em clientes de alto poder aquisitivo. Entretanto, com o passar do tempo, cada vez mais pessoas percebem as vantagens e o custo-benefício do serviço, que vem se tornando mais acessível. Por outro lado, cabe ao empreendedor reconhecer essa nova tendência de mercado e definir o seu público-alvo.

Para isso, leve em conta os seguintes fatores:

  • renda média do cliente;
  • motivos pelos quais procuram a lavanderia;
  • em lavanderias comerciais, ver onde o cliente mora, seus hábitos, faixa etária, etc;
  • em lavanderias industriais, analisar qual é o setor do negócio, média da demanda, etc.

Neste momento, a localização da lavanderia também é ponto-chave. Para empresas que atendem consumidores diretamente, é interessante apostar em centros urbanos, próximos a domicílios ou regiões de trabalho. Já no caso de lavanderias industriais, é preciso estar próximo ao funcionamento do empreendimento, o que nem sempre será no centro da cidade.

Escolha os seus fornecedores

Para montar uma lavanderia, você precisará escolher alguns fornecedores chave, como fornecedores de máquinas e equipamentos, além de produtos químicos e de limpeza. Outros prestadores de serviços que devem ser levados em conta são empreendimentos que oferecem internet, gás e outros produtos essenciais.

É neste momento, também, que você garantirá a qualidade do serviço, ao mesmo tempo, em que prioriza a economia. Por exemplo, na hora de escolher a empresa de gás, é preciso ter em mente as vantagens de contar com o GLP empresarial. Este tipo de gás, além de ser melhor ao meio ambiente, tem grande eficácia energética, economizando tempo e dinheiro.

Liste os produtos necessários

Agora é a hora de listar os itens que você vai precisar na sua lavanderia e, a partir daí, fazer uma pesquisa de valores, a fim de garantir o melhor custo-benefício. Alguns dos maquinários e dos produtos necessários são:

  • lavadoras e secadoras;
  • ferro de passar;
  • tábua de passar;
  • sabão em pó, amaciante, água sanitária, detergente e desinfetante;
  • cestos e cabides para armazenamento;
  • estrutura para a recepção.

Tenha funcionários competentes

Na montagem da equipe da lavanderia, leve em conta que você precisará de funcionários para: recepção, lavagem, passagem e armazenamento das peças. Se o seu empreendimento oferecer entrega, coloque também no cálculo os profissionais que vão fazer isso.

Mas, para além de determinar a função, você precisa garantir que a lavanderia tenha funcionários competentes e comprometidos. Nesse caso, a seleção e a entrevista são pontos centrais. Determine o que espera de cada colaborador e deixe claro os valores da empresa, desde o primeiro momento.

Treinamentos de especialização também devem ser ofertados para garantir que a sua equipe tenha todo o conhecimento necessário para oferecer o melhor serviço.

Saiba os custos fixos do seu negócio

Você precisa ficar por dentro de todo valor que sai e entra no caixa. Nesse caso, é fundamental mapear os gastos fixos do negócio — ou seja, contas e despesas recorrentes. Eles podem ser:

  • compra de produtos;
  • pagamento de fornecedores;
  • salário dos colaboradores;
  • aluguel do imóvel;
  • contas de luz, internet e gás.

Tenha presença on-line

Atualmente, ter uma presença on-line é um passo obrigatório para muitos negócios deslancharem. Portanto, procure estar presente nas redes sociais mais usadas no Brasil — Facebook, Instagram e WhatsApp.

Também garanta que a lavanderia esteja cadastrada no Google Meu Negócio e mantenha dados como localização, horário de funcionamento e contato atualizados. O buscador é uma das principais formas utilizadas pelas pessoas para encontrarem lavanderias próximas à casa ou ao trabalho e, por isso, merece atenção.

Agora que você já sabe como abrir uma lavanderia, tire o seu sonho de empreender do papel e conte com parceiros que oferecem produtos de qualidade como a Copa Energia. Aqui, oferecemos a solução perfeita de fornecimento de gás para a sua lavanderia.

Ficou interessado? Acesse o site e seja nosso cliente empresarial!

Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:

  • Reabastecimento automático de sua central de GLP
  • Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
  • Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
  • Operação em 24 estados e no Distrito Federal